Social

Em Alto Araguaia, ocorrências envolvendo violência contra mulher são frequentes

Por Elângela Fraga e Fabiana Pinheiro

No total de 172 registros de ocorrência, realizadas nos meses de outubro e novembro de 2012, pelo 15º Batalhão de Polícia Militar no município de Alto Araguaia, cerca de 19% – 32 ocorrências – foram relacionadas à ameaça e violência contra mulheres.

O fato mais grave ocorreu no mês de outubro e chocou moradores da cidade. Custódia Torres de Carvalho, 44, foi assassinada pelo ex-marido com três tiros a luz do dia, próxima ao restaurante que frequentava.

 Na maioria dos casos, as mulheres são agredidas em discussão com marido ou ex-marido. É o caso de Nadir (nome fictício), 60, moradora da Vila Aeroporto agredida pelo marido com quem conviveu mais de 30 anos. Segundo relatos da própria vítima, ela foi espancada com chutes, pontapés e ainda arrastada pelos cabelos depois de uma discussão.

Cenas de violência contra mulher são frequentes na cidade. (Foto: Elângela Fraga)

Cenas de violência contra mulher são frequentes na cidade. (Foto: Elângela Fraga)

 Nadir disse que não foi a primeira vez que passou por esta situação. “Decidi por um fim em tudo. Fiquei quieta no primeiro momento. Pensei bem no que queria para minha vida. Fiquei com medo de sair de casa e perder os meus direitos, mas tomei coragem e fui até delegacia e registrei o boletim de ocorrência”, disse.

 

Dados

No levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre ano de 2010 e 2011, houve um crescimento de 106,7% nas violências cometidas contra as mulheres. Foram registrados 685.905 casos.

 Segundo dados da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, foram registrados no mês de outubro e de novembro seis ocorrências de lesão corporal e quatro de violência doméstica contra mulher.

Deixe um comentário