Tangará da Serra

Projeto social leva capoeira para crianças da periferia

Rayana Maldonado

O projeto social Capuerê, criado por Alexandre Gomes, o mestre Paraná, desde 2004, proporciona acrianças e adolescentes de bairros periféricos como Barcelona e Jardim San Diego, a alegria de praticar a capoeira. O projeto contempla cerca de 250 pessoas.

Para Paraná, esse projeto é destinado a crianças e adolescentes de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. ‘’O Capuerê busca desenvolvera socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro. A prática da capoeira é um esporte saudável e propaga a cultura da paz e não violência’’, explicou.

Em 2018, o projeto firmou parceria com a prefeitura municipal de Tangará da Serra,levando cultura, esporte e cidadania, em áreas periféricas da cidade com roda de capoeira, palestras sobre drogas, violência doméstica e bullying.

A assistente social Luciane Sanches Waloszek conta que a elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisitos básicos: “O exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais”.

A dona de casa Maria da Conceição mãe de um dos alunos do projeto fala sobre o comportamento do filho depois da integração ao grupo. “Meu filhos e aproxima mais de mim hoje, me abraça, me obedece e tem uma vida disciplinada. A capoeira está ajudando ele ser uma pessoa melhor’’, finalizou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s