Tangará da Serra

Tangará da Serra tem a maior cobertura de coleta seletiva no estado

José Henrique Kautzmann

Acidade de Tangará da Serra possui a maior cobertura de coleta seletiva no estado de Mato Grosso, de acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), autarquia responsável pela coleta de lixo no município. Hoje,todos os bairros são atendidos pelo serviço, inclusive os distritos de Progresso e São Joaquim do Boche.

Segundo o gerente operacional do SAMAE, Hugo Leonardo, o volume de material reciclável coletado no município gira em torno da média de 136 toneladas por mês, cerca de 1.635 toneladas por ano. “A Coleta Seletiva tem contribuído em 10% de todo o material coletado no município, que deixa de ir para o aterro sanitário, ou seja, a cada 10 meses de coleta ganhamos um mês de vida útil no aterro sanitário”, acrescentou.

O programa de Coleta Seletiva é executado através de um contrato celebrado entre o SAMAE e a Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan), com sede localizada no bairro Jardim Esmeralda. Segundo a cooperativa, atualmente são 43 sócios-cooperados. Entre os principais materiais coletados e comercializados, estão embalagens pet, plásticos, ferros, vidros, papel, papelão e embalagens TetraPak, utilizadas principalmente em leite longa vida.

A dona de casa Marlene Murari,moradora do bairro Jardim Esmeralda, acredita que o programa de reciclagem é muito importante. “Eu separo o meu lixo com o maior carinho, procuro deixar o mais limpo possível. Eu nunca tive nenhum problema, pelo menos aqui no meu bairro nunca teve nenhum problema. Todo mundo recebe suas sacolas e faz a separação do lixo. É um programa muito legal, que eu espero que nunca acabe”,relatou.

Funcionamento – O centro possui coleta duas vezes na semana, enquanto que os demais bairros são atendidos uma vez na semana. No ato da coleta, são recolhidas as sacolas plásticas com o material acumulado pelos moradores durante a semana e entregues novas sacolas,específicas para o programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s