Tangará da Serra

Projeto prepara adolescentes para serem goleiros

Lorraine Francisca

Com as atividades iniciadas no ano de 2008, a escolinha Estrela do Futuro, dirigida pelo treinador Rosalvo Gregório de Jesus, de 52 anos, ensina jovens com idade entre 8 e 16 anos, de forma gratuita, a serem goleiros. Nesses 10 anos de trabalho, o projeto já formou vários garotos que estão jogando em times de fora da cidade. Os treinos acontecem durante a semana, das 16h às 18h, e no domingo, das 6h às 10h, na Vila Olímpica Rei Pelé. O projeto social conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de instituições privadas.

A escolinha de goleiros atende aproximadamente 20 jovens. Um deles é o estudante Luiz Garcia Vital Anselmo que conheceu o projeto por acaso, e participa há um ano e seis meses. “Eu passei aqui por perto, vi o trabalho do professor Rosalvo, achei bastante interessante.Falei com ele e ele autorizou. Então continuo treinando até hoje”, esclarece.Luiz disse ainda que vai permanecer na escolinha e fez um convite: “Venham conhecer o trabalho do Rosalvo e participar. O projeto é muito bom”.

Além de adolescentes de Tangará da Serra, o projeto atende as cidades vizinhas. O goleiro Mateus Nepomuceno Silva, de 17 anos, percorre toda semana 37,8 km para treinar. “Onde eu moro tem pouca estrutura, não tem muitas chances. Aqui em Tangará já tem muito mais. Oque me motiva é minha família, quero dar uma vida melhor para eles”, conta.Matheus mora na cidade de Nova Olímpia e não se incomoda com a distância. Além de aprender ser goleiro, ele conta o que o professor ensina também para a vida.“O Rosalvo sempre nos ensina a respeitar as pessoas e seguir o caminho certo,seguindo o exemplo dele eu tenho uma vida melhor”, afirma ele.

Segundo o treinador Rosalvo, o esporte, além de ser um forte aliado para manter a saúde, tem papel fundamental para formação disciplinar. “Ajuda o atleta a ampliar sua visão de mundo, suas condições físicas, técnicas que automaticamente influenciam a melhora de comportamento em casa e na escola”, explica.

Além da cobrança dentro de campo,existe também fora dele, como conta o pai de um dos integrantes da escolinha,Orlando Lopes Delmondes. Ele disse perceber a mudança de comportamento do filho dentro de casa e na escola. “O treinador sempre cobra comportamento dentro de casa, na escola e em todo lugar. Se não tem disciplina na escola, nem para as competições eles vão”, relata o pai. O filho Diego de Souza Delmondes, de 11 anos, está no projeto desde os 8 anos de idade.

Deixe um comentário